sábado, 7 de agosto de 2010

O Sentido

Hoje li um post de uma blogueira que comentou aqui no Luz e Sombras. Falava sobre coisas que fazemos quando estamos no ônibus e me lembrei de um(a) poema/música/texto/coisasemnomequenãoseioquêé que escrevi e que foi todo formulado(a) em uma percurso de ônibus, de cerca de 15 minutos, um dia desses. Às vezes tenho esses raros momentos de inspiração. Espero que alguém goste e se identifique e que se não gostem, comentem falando mal.


* * *


Prédios todos iguais

Nos centros das capitais

Casas todas iguais

Nas Vilas

Subúrbios municipais

Você nunca se perguntou

Qual o sentido nisso?


Filhos, por que tê-los

Num Mundo sem esperança

A esperança de permanecer

Imortalidade

a um orgasmo de distância

Mas você vai morrer

Ah, você vai morrer

E antes de morrer

Vai perceber

Que seu filho não é você


Adeus, adeus imortal

Você não se pergunta

Qual o sentido nisso?


Acorda, chora, come, dorme

Acorda, estuda, come, dorme

Acorda, trabalha, come, dorme

E no final você vai morrer

Ah, você vai morrer

Você não quer se perguntar

Qual o sentido nisso?


Cuide Bem do seu filho

A vida tem que continuar

Mesmo que não seja mais a sua

Mas qual

(Pergunte-se, pare e pergunte-se)

Qual o sentido nisso?


Se trata de amor?

Ou se trata de dor?

Ama, casa

Tão difícil, sim, é difícil

Desama, separa

E a dor, a dor sempre

tão presente em tudo

Você não a sente?

Me diz, por favor

Que você já se perguntou

Qual o sentido nisso?


E você vai morrer

Ah, você vai morrer

E só espero que

Antes de ir

Você o ache

Por quê eu não o encontrei

E eu também vou morrer

Ah, eu sei que vou



* * *

3 comentários:

Beê disse...

...
Deixe-me achar as palavras ( são muuitas! )
...

Anjo Rebelde; ( qual é seu nome? )

Já pensei, já pensei, já pensei.
Em cada palavra tão bem colocada no seu maravilhoso poema/musica/texto/ ( definições exatas só são necessárias para coisas sem profundidade, não é o seu caso!)
Até me emocionei lendo, porque reflete um conflito tão bem conhecido pela alma humana, mas que poucos se aprofundam ou admitem tê-lo. Isso porque se afundam em explicações, em religiões, em teorias e distrações para não cair nesse buraco amedrontador que é a reflexão.
Mas ela é extremamente fundamental para a superação da mediocridade.

A morte é a base de todos nossos medos, de todos nossos apegos, vícios,erros e pesadelos. Pena que poucos compreendem, passam a vida ignorando a morte e repetindo as mesmas coisas, tomando as mesmas decisões e cometendo os mesmos erros.

Não posso dizer todos os pensamentos que me ocorreram sobre isso, nem ao certo minhas conclusões, desde muito cedo eu me perguntava qual era o sentido. Não posso dizer que achei a resposta.
Mas eu devo dizer que todos meus questionamentos, foram absolutamentes necessários para as mudanças que constantemente ocorrem em mim. Venho compreendendo e superando crenças e impulsos que me fazem mal e mal aos outros. E descobrindo caminhos que me fazem bem.

Nossa família e o resto mundo comete danos em nossas mentes desde que nascemos, nos impregninam de moral, de leis, de repressões e verdades absolutas.
É mesmo preciso ir ao médico, ir ao psicólogo pra se dar conta de qual é a fonte de nossas depressões? Está na cara. Está em volta.
Como alguém que está enredado em mediocridade pode te dar a solução? Remédios? pff

Acabamos acreditando que temos problemas. Será que temos? Creio que é o contrário.

Escrevi muito, mas o que quero dizer é:
É isso ai, cara. haha
Essa depressão é uma fase, voce pode fazer dela uma fase, ou pode passar todos os dias remoendo as mesmas perguntas e descobrir na hora da morte, que não existe resposta.
Existe a chance de viver nesse mundo, descobrir que a realidade é muito mais ampla do que se vê, que as possibilidades se mostram de acordo com o processo da nossa evolução.
Não desista, nunca reprima sua dor, uma hora ela deixa de ser dor, e se torna iluminação :)
É como acordar da Matrix. ( já viu o filme? ) rs

Posso te indicar um escritor? Seus livros ajudaram a moldar meus dias e a dar mais encanto a eles...- Carlos Castañeda.
Sequencia: Erva do Diabo, Estranha Realidade, Viajem a Ixtlan e etc. ( mas eu comecei com Viajem a I., foi melhor p/ mim) ( não é auto-ajuda)
tem pra baixar aqui: http://www.cogumelosmagicos.org/forum/showthread.php?t=3715)
não curto ler na tela, mas é meio complicado achar os livros, é mais em sebo.

hehe
Gosto de passar as coisas que me tiraram desses sentimentos de depressão pra quem eu vejo assim. Acho que é disse que vale nossas experiências, passar a diante. Não é necessário ter filhos para passar adiante o que vivemos.

Abraço! Agradeço a citação no seu post! haha
ventosemrumo.blogspot.com

Beê disse...

Acho que não elogiei o suficiente.
Li de novo, texto maravilhoso mesmo!

^^

Liberdade - Assuntos Diversos disse...

Gostei mto, simples e certeiro, vamos morrer, mas n adianta viver pensando na morte sempre...aí n se vive, ql o sentido dessas coisas da vida, já me perguntei, é tudo igual p todos, se analisar la no fundo, todo mundo tem as msm necessidades, o q diferencia-nos sao os detalhes...
Não pergunto-me mais, pq axo q devemos "viver" e ir fazendo acontecer o q keremos, mas eu n o faço, por causa da minha doença q travou a minha vida, agora ql o sentido da minha??NÃO SEI!!!!Isso me da raiva, ou nem kero saber, me da mais raiva e medo ainda, ql o sentido de tudo q colokou no texto??nenhum.simplismente são as coisas q existem e o sentido n importa, elas já existem..!!!