sexta-feira, 11 de junho de 2010

Ansiedade, Rivotril e Perspectiva

Olá. Estou passando porque depois da minha última postagem, vocês (se alguém realmente leu) devem achar que minha vida é uma merda. Ou então que faço drama por qualquer coisa. Bem, as coisas não são bem assim.
Na verdade não é que minha vida realmente seja uma merda, nem que eu seja dramático desnecessariamente, é que por algum motivo eu SINTO as coisas de forma dramática. Quando sinto dor, amor, ódio, culpa, raiva, ciúmes, por exemplo, os sinto desmesuradamente, de modo que perco a perspectiva.
Ao final do meu último post, eu melhorei apenas porque o escrevi, de outra forma eu teria continuado o resto da noite sofrendo e provavelmente teria dificuldades de dormir, pois todos aqueles pensamentos voltariam quando eu fechasse os olhos, para me assombrar e não me deixar descansar em paz. Sei disso porque vária outras vezes foii assim que aconteceu.
Escrever me devolve aquilo que os sentimentos obsessivos me tiram: a perspectiva.
À medida que vou escrevendo (e lendo o que escrevi) passo a conseguir ver as coisas de um outro ângulo, menos emocional e mais racional, pois meu cérebro volta a trabalhar. Não estou mais escravo dos meus sentimentos. Por isso é uma terapia. É isso que se faz numa terapia (pelo menos na minha com minha psicóloga é assim), buscamos uma nova perspectiva (de novo essa palavra). Nós falamos dos problemas, para que possamos ouvir aquilo que nós mesmos estamos falando, e assim, com a ajuda de nossas mentes e do psicólogo, possamos enxergá-los de outra ótica, mais realista, e quem sabe, talvez, consigamos solucioná-los. Caso não consigamos solucioná-los, pelo menos poderemos encontrar uma forma mais saudável de lidar com eles.
Não que eu seja um expert nisso. Para falar a verdade, estou tão calmo e sereno devido a uma cápsula de Rivotril que tomei mais cedo. Rivotril é um ansiolítico, a base de clonazepam, que eu tomo porque depois do primeiro surto psicótico que tive, comecei a ter também algumas crises de ansiedade. Não uma ansiedade normal, boa, daquelas que dá um pouco antes de algo especial ou importante ocorrer, mas uma ansiedade desagradável, difícil de lidar, muitas vezes surgida sem motivo nenhum, daquelas que chega a dar um frio na boca do estômago.
Atualmente tomo Rivotril muito raramente, pois as crises de ansiedade diminuíram bastante nesses últimos meses, graças a Deus. Tomei hoje porque tive uma das crises, depois que fui avisado que meu currículo foi pré-selecionado para uma entrevista a um emprego que quero. Ou não quero, não sei ainda. Sei que o correto teria sido eu ficar super feliz, do jeito que andam as coisas hoje em dia, mas tenho muitos conflitos em relação a trabalho, muitos medos (com fundamentos, devido ao meu passado nessa área) e essa entrevista despertou tudo isso.
Um medo meu é de ter um ataque de ansiedade DURANTE a entrevista. Já pensaram? Eu começo a tremer, o coração parece ficar disparado, suor nas mãos, axilas, rosto vermelho e afogueado e o cara lá sem entender nada. “O senhor me desculpe, é que estou tendo um ataque de ansiedade, deixa só eu tomar esse ansiolítico que passa num instantinho.”
O outro medo é de conseguir o emprego. Minhas experiências passadas com trabalho não são da melhores. Digamos que eu não funciona muito bem quando estou trabalhando. Sabe todo aquele stress que a gente sente quando trabalha? Eu tb sinto, só que da mesma forma como sinto todo o resto, de modo DESMESURADO. É horrível, e se tem muita pressão em cima de mim sinto vontade de morrer. Literalmente, não estou brincando, quer ver o meu lado suicida, me coloca a trabalhar. Todos os dias, durante o trabalho e principalmente depois, eu vou pensar seriamente se devo continuar vivendo ou não. E sabem, depois que eu tentei me suicidar, apesar de não ter dado certo, eu vi que é uma coisa fácil de fazer se você planejar bem. Na hora que você decide realmente fazer, fica muito simples, pelo menos comigo foi assim. Depois de tomada a resolução, eu não sentia mais dor nem nada, era como se os problemas já estivessem resolvidos. Eu era apenas um homem com uma missão. O que deu errado, foi que o medicamento que eu achava que ia me matar por ser tarja preta, na verdade só mata em quantidades realmente absurdas, que eu não tinha disponível.
Depois disso descobri que:
1 - Medicamentos tarja preta não são tarja preta porque matam com facilidade, mas sim porque viciam. Para morrer às vezes é muito melhor um tarja vermelha.
2 – Ritalina misturada com vinho funciona no corpo quase como cocaína, e se você tomar mais do que uma caixa você vai ter a maior “ligadeira” da sua vida. Deve ser útil em festas Rave. Pena que no dia seguinte eu estava em choque demais para aproveitar a viagem. (Estou brincando sobre o aproveitar a viagem) ( Ou não estou, sei lá, adoro viagens causadas por substâncias, apesar de um dia ter usado cocaína e não ter gostado muito)
3 – Leia a bula do medicamento que você vai usar no suicídio. E se possível, use uma calculadora para saber que dose vai precisar. Às vezes eles escrevem até que superdose ele já foi testado e é seguro o remédio. Hoje em dia eu já sei qual remédio usaria e qual dose aproximada que não é segura.
Bom, mas saindo dessa morbidez, vamos voltar ao assunto do trabalho. Além das ideações suicidas, para não me matar e continuar a trabalhar, eu achei outro expediente no passado: Fumar maconha ou beber. Todos os dias, depois de trabalhar, eu fumava minha maconha. Cada vez em maior quantidade. Nas épocas que por algum motivo resolvia largar a maconha, ou acontecia como aconteceu da vez em que tentei me matar, um pouco depois de cair numa depressão em que eu parecia carregar todas as dores do mundo sobre meus ombros, ou eu bebia. Muito. Todos os dias. Vinho Tinto Suave, porque só gosto de bebida doce. Ou melhor, nem gosto de bebida alcoólica, na verdade bebo apenas as que acho menos intragáveis e tenho consciência que é apenas pelo “barato”que elas me causam. Pela fuga da pressão, da dor, dos pensamentos suicidas e das outras coisas que me afligem.
Então, esses são os motivos pelo quais eu fiquei ansioso hoje em relação à entrevista. E provavelmente amanhã também terei outro ataque quando a entrevista se aproximar. Talvez o jeito seja eu tomar um Rivotril antes da entrevista. Apesar de eu não gostar de usar o Rivotril, por ele poder causar dependência, acho que não devo arriscar um emprego por não tê-lo tomado. Além do mais, quando tomo ele, sinto que minha mente fica mais clara. Vamos esperar e ver como estarei amanhã algumas horas antes da entrevista. Talvez não precise. Vou pensar ainda sobre o assunto.
E era isso gente. Fico por aqui. Beijos aos que lerem.
P.S.: Eu sei que disse que ia postar coisas antigas, mas hoje (de novo) senti necessidade de colocar meus sentimentos para fora. Desculpem por possíveis erros de ortografia, gramática, e português em geral.

2 comentários:

Anônimo disse...

eae o rivotril te ajudou na hora da entrevista?

Anônimo disse...

Olha meu amigo...fiquei com muita pena sua ao ler sobre sua tentativa de suícídio! Não interprete mal a minha "pena", ela não é menosprezadora mas sim, simpatizante com o seu sofrimento e conflitos.
Eu, ao contrário de você, sempre fui um cara ultra otimista, auto confiante e cujo motto de vida, desde os 16 ou 17 anos é: "Não conheço fato mais animador do que a capacidade inquestionável do homem de elevar a sua vida mediante esforço consciente".
Estou te escrevendo para ver se consigo incutir em você um pouco do otimismo, amor próprio, auto-estima, etc etc.
Sei que vc já postou isso faz um tempo e, sinceramente, espero que o "problema" já esteja mais do resolvido na sua cabeça (porque é lá que está tudo!! aliás, "nada é, tudo está").
Eu caí aqui no seu post procurando pela palavra Rivotril...mesmo com a idade e vivência profissional que tenho, tem horas que eu fico nervoso demais (caso de uma entrevista que, mesmo eu estando empregado, a considero uma importante 'career move').
Achei legal que escrever te ajude...eu, dos 17 aos 19 escrevi tanto que hoje tenho material para um livro!
Cara, besteira TODO MUNDO faz...desde o operário na construção passando pelo executivo da empresa até os ministros e presidentes de uma nação, então, TENTE absorver pensamentos positivos e otimistas (verdadeiramente) sobre o mundo em que vc e todo mundo vive.
Na minha idade, 52, cheguei à conclusão que nós temos que curtir essa breve passagem pela vida da forma mais agradável possível...isso significa que vc não deve se vender a qualquer emprego para ganhar dinheiro mas se tiver um PLANO e META, pegar esse mesmo trabalho que não te agrada tanto é OK, pois você tem na mente que é algo temporário. Isso é importante cara: escreva e trace metas das coisas que vc gostaria de fazer e alcançar. Será que achar uma namorada legal, ter um filho, um emprego temporário num navio para ver o quanto pequeno e lindo é esse nosso mundo (sou muito viajado), comprar seu próprio ap ou uma Suzuki GS1100!!! Enfim, o céu é o limite e o Universo conspira a seu favor quando vc coloca algo na sua mente e a persegue com a sua alma e briga por ela com o seu sangue. Não tem ninguém para te impedir...nem mercado de trabalho competitivo, nem economia ruim, NADA!!
E não se esqueça: "o livro está em branco e é você, só você, a que cabe escrevê-lo"....quer coisa/fato mais estimulante que isso?!!!
Vá em frente meu camarada! Nada de acabar com a vida que é tão, tão preciosa e linda de se viver...mesmo com todos os downs, tem muitos UPs também.
Sucesso e muito boa sorte para você e todos nós.
Um cara bem resolvido com a vida.
São Paulo